Oculus Rift dk2, Hololens e concorrentes. Quem leva a melhor?

Ultimamente os óculos de realidade virtual como o Oculus Rift dk2, o Hololens, e muitos outros tem dado o que falar, ainda mais porque na era onde tudo é voltado para a internet e tecnologia 3D, jogar sem esses dispositivos é praticamente impossível.
Mas agora você deve estar se perguntando: Como saber qual óculos de realidade virtual devo comprar? Pois bem, pensando nisso preparamos para você um comparativo entre os Oculos Rift dk2, o Hololens e outros da concorrência para que você conheça melhor cada um deles e opte por aquele que melhor atende as suas necessidades.

Comparativo entre os Oculus Rift dk2, o Hololens e o Morpheus: Descubra qual é o Melhor

Sem dúvida alguma o conforto é um item de primeira ordem quando a ideia é passar horas e horas com o gadget durante os jogos e quanto a isso tanto o Oculus Rift dk2 quanto o Morpheus cumprem muito bem esse papel.
O Hololens por sua vez pode oferecer uma experiência nada agradável caso você precise ficar com esses óculos por um longo período de tempo. Isso porque o Hololens é um óculos que precisa ser fixado rente aos olhos para ampliar ao máximo o seu campo de visão e isso pode acabar se tornando uma tortura para o usuário.
Fora isso, os três modelos apresentam um design bem arrojado, que desperta a atenção do usuário logo de cara. O hololens é um pouco menos robusto do que o oculus Morpheus e o Oculus Rift dk2, mas todos eles são portáteis e flexíveis.
O modelo da Sony apresenta LEDs coloridos, enquanto que o dispositivo da Oculus VR se mostra com um visual todo preto mais uniforme. Ainda não há informações comprovadas sobre o lançamento de oculus dessa linha em outras cores.

Com relação a qualidade do som, todos eles apresentam um sistema de áudio de excelente qualidade. No entanto para ouvir sons no Morpheus, é preciso utilizar headphones de forma separada, onde isso pode acabar comprometendo tanto a qualidade do som quanto a sincronia do mesmo com o vídeo.
O Morpheus apresenta uma resolução um pouco menor que o oculus rft dk2, no entanto o campo de visão do Morpheus, que é de 110º, supera o do rift, que é de apenas 100º.
Além disso o Morpheus é mais fácil de trabalhar e a qualidade da sua amplitude visual é incrível, onde se as lentes forem calibradas corretamente, fica praticamente impossível de perceber que se está utilizando duas lentes.
O campo visual do Hololens ainda pode ser considerado um pouco pequeno, onde a área de visão fica restrita a uma região em forma de retângulo que fica posicionada na altura dos olhos.
Esse dispositivo praticamente não apresenta uma visão periférica e isso acaba sendo um problema em determinados jogos como o Halo 5 por exemplo, onde você é atacado por todos os lados.
No que se refere a compatibilidade, o Morpheus foi produzido para rodar exclusivamente com o PlayStation 4, enquanto que o Oculus Rift dk2 apresenta um número maior de possibilidades, sendo compatível com computadores e também com o Xbox One, tendo em vista que a versão final do óculos de realidade virtual virá com um controle do console.
É importante ressaltar que mesmo que esses dispositivos sejam produtos que atuam com realidade virtual, tanto o Morpheus quanto o Hololens apresentam uma abordagem um pouco diferenciada.
O Hololens garante uma experiência virtual em ambientes reais, enquanto que o Morpheus segue a mesma linha do Oculus Rift dk2, que é vivenciar uma experiência totalmente voltada para o ambiente virtual.

Oculus Rift dk2, Morpheus ou Hololens- Qual escolher?

Por todo o comparativo que foi realizado acerca dos óculos de realidade virtual, é possível notar que o Oculus Rift dk2, por ficar a frente na maioria das categorias citadas, acaba ganhando essa disputa.
Mas não se pode esquecer que o Hololens também está no páreo mesmo com a presença de alguns pontos desfavoráveis em relação a concorrência.
De um modo geral, estando diante de tantas características e funcionalidades diferentes, fica até difícil saber qual dos óculos de realidade virtual é o melhor, pois enquanto o Oculus Rift dk2 apresenta vantagens em algumas categorias como design e qualidade de som, o Morpheus e o Hololens acabam se destacando em outras categorias como amplitude do campo visual e abordagem para games respectivamente.
É importante ter em mente que jogar games geralmente demanda um período de tempo bastante prolongado e se um óculos VR quer realmente alcançar esse público da melhor forma possível é preciso se apresentar no mercado com as características básicas porem essências para fazer essa experiência dar certo que são: uma resposta rápida, conforto e campo visual amplo.
Nesse aspecto o óculos VR que sai perdendo é o Hololens, mas isso não quer dizer que ele seja um dispositivo que deixa a desejar, tendo em vista que suas funções satisfazem o público que adora games mais curtos.
Portanto a dica final nesse caso é você esperar o que o mercado tecnológico voltado para os óculos de realidade virtual tem a oferecer e quais as melhorias apresentadas nas ultimas versões do Óculos Rift dk2, do Morpheus, Hololens, ou quaisquer outros óculos VR da concorrência.
Até mesmo porque, com as avaliações dos usuários assíduos desse tipo de dispositivo, as empresas avaliam e promovem as devidas alterações para lançar uma nova versão já com as melhorias sobre as falhas apontadas pelos usuarios de óculos VR.
Portanto seja o Oculos Rift dk2, o Morpheu, o Hololens ou qualquer outro da concorrência, na hora de escolher o óculos de realidade virtual ideal, procure se certificar de que todas as características apresentadas realmente vão atender ao que você procura, para que dessa forma você possa curtir os seus games com toda a qualidade e eficiência possível.

Referencias
http://www.techradar.com/news/gaming/oculus-rift-vs-microsoft-hololens-1288980

HoloLens: Microsoft cria concorrente indireto para oculus Rift

Oculus Rift (DK2) vs Project Morpheus: quem leva a melhor?

HoloLens é o novo projeto de realidade aumentada da Microsoft


http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/hololens-ou-morpheus-veja-qual-e-o-melhor-oculos-de-realidade-virtual-e32015.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *