Comidas Mexicanas: Conheça a vasta e saborosa culinária do México

As comidas mexicanas não são tão conhecidas pelos brasileiros e em alguns lugares do mundo. Mas se engana quem acha que a culinária do México se resume apenas a burritos e tacos.
Na verdade a comida mexicana é bem diversificada e muito saborosa, onde suas raízes trazem uma gama de sabores distintos e que encantam até os paladares mais refinados. Também não é para menos pois o México é um país que apresenta uma cultura riquíssima e com relação a gastronomia essa realidade é absolutamente igual.
Alguns hábitos alimentares acabam dando um destaque todo especial para as comidas mexicanas e isso pode ser notado logo no café da manhã em terras mexicanas, onde no lugar do pão francês você vai encontrar deliciosas tortilhas ou então as famosas quesadillas.
No almoço, a sopa ou então um caldo acaba sendo entrada, onde o guisado acompanhado de feijão frito e verduras cozidas compõem o prato principal. O jantar por sua vez é comporto geralmente por comidas mexicanas doces como tacos, tamales, enchiladas ou pão doce.
Se você ainda não se familiarizou bem com todos esses nomes que fazem parte da culinária mexicana, não se preocupe pois listaremos a seguir alguns alimentos que são marca registrada nas comidas mexicanas e que fazem um maior sucesso no país e no mundo.

Alimentos que fazem parte das comidas mexicanas

Feijão, Milho e Chile

Esses três alimentos são a base das comidas mexicanas, mas isso já era de se esperar, tendo em vista que o México é um dos principais produtores de milho do mundo e por isso as tortilhas, que são feitas de grãos de milho, está presente na maioria das refeições mexicanas.
O chile representa a cara do México e seja em forma de salsas ou em pedaços, ela se faz presente em qualquer restaurante que se preze, seja ele um restaurante de comida típica do México ou simplesmente um local para degustação da gastronomia internacional.

Salsas Verde e Roja

Servidas como totopos ou então tortilhas, as salsas verde e roja são ótimos acompanhamentos em qualquer refeição. A salsa roja é feita a base de tomate vermelho, enquanto que a salsa verde é feita com tomate verde.
Por isso quando for experimentar uma das comidas mexicanas, não deixe de fazer essa pedida, pois com certeza você vai se surpreender.

Nopal

Para quem não conhece o nopal é um fruto do cacto, que não tem espinhos, e é uma das comidas mexicanas mais desfrutadas em sobremesas devido o seu sabor adocicado.
Esse alimento é rico em vitaminas, fibras e minerais. Além disso, o nopal é um dos integrantes da culinária mexicana que é indicado para pessoas diabéticas e hipertensas.

Tortilhas: A comida mexicana mais conhecida no mundo

A tortilha é um dos alimentos que fazem parte das comidas mexicanas que mais faz sucesso em outros países. Esse pão feito de milho e com aparência redonda e achatada integra o cardápio de vários lugares, desde os mais simples até os mais sofisticados.
Esse alimento também serve de base para a preparação de outros pratos como é o caso dos tacos e das quesadillas, por exemplo.
Portanto se você tiver a oportunidade de experimentar uma boa e deliciosa tortilha, não perca essa chance e desfrute todo o sabor que ela tem a oferecer.

Nachos

Muitas pessoas tem o hábito de confundir os nachos com doritos, mas na verdade eles são bem diferentes. Os doritos são triangulares e fritos, sem contar que são muito condimentados.
Já os nachos são temperados com mais equilíbrio e geralmente necessitam de um acompanhamento, sendo que o mais comum deles é o queijo.

Tamales

Os tamales também fazem parte da culinária mexicana e são muito comuns em festas. Essa comida mexicana é feita a base de milho cozido, que é envolto por folhas de milho ou então de bananeira, e são recheados com frango, vegetais, carne de porco ou de boi e frutas na sua versão doce.
Esse prato geralmente é consumido no café da manhã ou então no jantar. Sua receita e modo de preparo são simples e com certeza essa é uma das comidas mexicanas que vai agraciar o seu paladar com muito sabor.

Chicharrón

O Chicharrón é como se fosse uma espécie de “primo” do bacon, ou seja, a pele do porco é limpa e depois é posta para fritar até que ela fique com uma consistência crocante.
Se você preferir pode deixar um pouco de carne junto a pele para deixa-la ainda mais saborosa e macia e no México essa comida é muito comum em sua culinária, sendo bastante utilizado em pratos com quesadillas ou salsa verde.

Pozoles

O pozole é uma espécie de sopa feita a base de grãos de espiga de milho e seu tempero é composto por frango ou porco, alface, abacate, limão, cebola, chicharrón, queijo cremoso e chile.
As sopas são bem comuns em terras mexicanas e elas são servidas geralmente como entradas ou então podem ser uma boa alternativa para curar aquela ressaca do dia anterior.
Por falar nisso, os mexicanos apreciam muito uma bebida alcoólica e para curar a ressaca do dia seguinte, existem algumas receitas além das pozoles que são muito eficientes nesses casos.
Uma delas é a Pancita, que é uma sopa feita com a pança da vaca ou então do porco, por isso que esse prato tem esse nome. Essa sopa é feita com caldo picante e também leva cebola, alho, limão, dentre outros ingredientes.
Outra receita bastante eficaz para curar ressaca é a Birria, que é um churrasco de carne de cabra ou ovelha. Essa carne é primeiramente marinada na cebola, alho, cerveja, pimentão, vinagre, chile e cominho, e depois de um certo tempo ela é cozida. Então se ficar com ressaca já sabe a qual cardápio deve recorrer.
Portanto essas foram as comidas mexicanas que provavelmente você ainda não tinha ouvido falar mas que também faz parte da culinária do México e que também faz sucesso em outras partes do mundo.

Referencias

http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/conheca-um-pouco-mais-sobre-a-culinaria-mexicana-2-1-1-436.html

receitasdecomidas.com.br/mexicana

https://www.getninjas.com.br/guia/eventos/cozinha-para-eventos/10-comidas-tipicas-da-culinaria-mexicana/

http://www.bolsademulher.com/sobre/comida-mexicana

http://comidas-tipicas.info/comidas-do-mundo/comida-mexicana.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *