Dica de churrasco: Como fazer um churrasco perfeito

Todo brasileiro adora um churrasco e saber faze-lo da forma correta para agradar até os paladares mais exigentes não é para qualquer um. Por isso nesse caso alguma dica de churrasco pode ser essencial para uma boa preparação das carnes na grelha.
Se você também não dispensa um bom churrasco, não deixe de ler esse artigo e conheça as melhores dica de churrasco que você pode ter para garantir o sucesso do seu evento com a preparação do churrasco

Dica de churrasco: O que é preciso para fazer um churrasco perfeito

A primeira dica de churrasco consiste em não complicar um processo que é simples, ou seja, para garantir um bom churrasco você precisa apenas de alguns itens tais como o carvão, tábua, pegadores para a carne, faca afiada, grelhas, espetos e recipientes ou pratos para servir a carne.
Em relação ao carvão, o ideal é que você utilize meio saco para cada 1 kg de carne.

Carnes para churrasco: Qual a melhor?

A estrela do churrasco sem dúvida alguma é a carne e sem ela definitivamente não tem como haver churrasco. Por isso a dica de churrasco nesse caso é você escolher bem o tipo de carne que vai utilizar para fazer o churrasco.
Mas antes de colocar as carnes na grelha, uma outra dica de churrasco importante é você saber a quantidade de carne que vai usar no churrasco, afinal de contas não dá para estragar comida com a crise econômica pela qual passamos não é verdade?
Por isso a quantidade média de carne para homens é de 500g, para as mulheres é de 300g e para as crianças é de 150g. Se por ventura a carne de churrasco apresenta algum osso, você deve considerar 10% a mais dos valores dados acima.
Após ter seguido essa dica de churrasco e garantido que todos os seus convidados vão comer uma quantidade relevante de carne, agora chegou a hora de saber quais são as melhores carnes para churrasco que existe atualmente.

Para fazer um bom churrasco algumas carnes não devem faltar tais como:
⦁ Carne bovina. Ex: contra-filé, alcatra, maminha, fraldinha, costela ponta de agulha e picanha
⦁ Frango. Ex: Asa, coxa, coração e sobrecoxa.
⦁ Carne de porco. Ex: picanha suína, costelinha e carré.
⦁ Linguiça fresca, búfalo, carré de cordeiro, cabrito, etc.

Churrasco

Outra dica muito importante em relação a escolha da carne ideal para o churrasco é que você deve comprar esse produto em locais confiáveis e sempre no ato da compra procure analisar a cor da carne, que deve ser forte e viva, bem como a distribuição da gordura na peça, que deve ser uniforme em toda a carne.

Dica de churrasco: Atenção com o fogo

O churrasco só vai ficar perfeito se tiver assado no ponto desejado. Por isso o controle do fogo na churrasqueira é essencial para conseguir um bom churrasco.
O primeiro passo que você deve tomar para ascender o fogo da churrasqueira com perfeição é espalhar o carvão em metade da churrasqueira. Depois procure amassar um papel ou então um jornal de modo que ele fique parecendo uma bola de tênis e encharque-o com álcool ou óleo de cozinha.
Em seguida coloque a bola de papel ou jornal no centro do carvão, fazendo uma pequena abertura para isso. Depois é só ir pegando pedaços maiores de carvão e colocando por cima dos pedaços menores já acessos, formando uma espécie de fogueira.
Geralmente a brasa costuma se formar em torno de 45 minutos e durante esse tempo você pode ir untando as grelhas e espetos com óleo. Se for utilizar espetos de madeira, a dica de churrasco é molhar os espetos com agua para que eles não acabem pegando fogo na churrasqueira.

Qual o tempero para churrasco deve ser usado?

Quando o assunto é churrasco, o tempero básico que geralmente é usado é o sal grosso. No entanto a dica de churrasco nesse caso é que você deve usar o sal grosso em pedra nas peças de carne maiores e nas menores o ideal é que utilize ou o sal de cozinha comum ou então o sal grosso moído.
Procure salgar as carnes que vão ser utilizadas no churrasco um pouco antes de ir para a grelha e evite usar sal em excesso.
Geralmente algumas peças como frango ou costela ficam mais saborosas quando são temperados com muita antecedência, pois dessa forma essas peças conseguem pegar mais o gosto do tempero utilizado.
Para temperar o frango a dica de churrasco é utilizar sal, ervas frescas ou desidratadas, pimenta do reino e páprica. Já para as costelas procure usar como tempero o limão espremido, mostarda, sal, mel e pimenta do reino.
Algumas pessoas também utilizam molho barbecue para temperar as carnes de churrasco. Das peças de carne que vão para a grelha, somente as linguiças não precisam ser temperadas.

Acompanhamento para churrasco

Além das carnes, um bom acompanhamento também faz toda a diferença. Por isso a dica de churrasco no que se refere ao acompanhamento é procurar elementos simples mas ricos de sabor para compor um bom prato no churrasco.
Alguns elementos são verdadeiros coringas em termos de acompanhamento e quando são usados fazem o maior sucesso, como é o caso do pão de alho, queijo coalho grelhado, batatinhas a vinagrete, molho de maionese com alho, dentre outros.
Por isso se você quer inovar no seu churrasco, seja ousado e procure utilizar opções variadas de acompanhamento, afinal de contas quanto mais variedades de acompanhamentos você utilizar maiores serão as chances do seu churrasco cair nas graças dos seus convidados.
No churrasco você também pode utilizar frutas e legumes assados na brasa. Algumas opções combinam muito bem como é o caso da maçã, banana, abacaxi, pimentão, cebola, tomate, dentre outros.
Portanto, para garantir que o seu churrasco seja perfeito, não deixe de seguir a dica de churrasco mencionadas acima e procure adequá-las conforme o seu gosto e também dos seus convidados, de modo que todos saiam satisfeitos e elogiando o seu churrasco.

REFERENCIAS

Dicas e Receitas para Churrasco


http://cliqueagosto.r7.com/dicas/dicas-de-churrasco/
http://mdemulher.abril.com.br/receitas/claudia/5-dicas-para-um-churrasco-perfeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *